11,1 milhões de eleitores deixaram de comparecer às urnas no segundo turno, conforme TSE

O presidente do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, disse nesse domingo, durante coletiva de imprensa, que a abstenção dos eleitores no segundo turno das eleições municipais foi maior que o desejável pela Justiça Eleitoral. Na apresentação do balanço das ocorrências, Barroso afirmou que a pandemia fez com que parte dos eleitores deixasse de votar.

A abstenção dos eleitores foi de 29,50%, equivalente a 11,1 milhões de pessoas. Nas eleições de 2018, 2016 e 2014, o índice de eleitores que não compareceram às urnas ficou em torno de 21%.

Na avaliação do presidente, apesar da abstenção ter sido maior que o desejado, a realização das eleições em meio à pandemia, com a participação de 70,50% dos eleitores, merece ser celebrada.

De acordo com o balanço final das eleições, houve 3,89% (1 milhão) de votos brancos e 8.81% (2,3 milhões) de votos nulos.

Ainda na coletiva, Barroso informou que não foram registrados ataques bem sucedidos de hackers aos sistemas do TSE no segundo turno.

Da redação da Rádio Rio Mar

Foto: Agência Brasil