Na manhã desta quarta-feira 13/08, as Polícias Civil do Amazonas e de outros 9 Estados deflagraram a terceira fase da Operação Sombra e prenderam 11 pessoas que aplicavam o golpe do “Falso Consórcio”. O grupo criminoso tinha integrantes em 9 Estados brasileiros e causou um prejuízo de R$ 500 milhões a diversas vítimas.

(Foto Divulgação)
A Operação Sombra cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em Manaus, na manhã desta quarta-feira 13/08. A ação ocorreu de forma simultânea, nos Estados do Sergipe, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. No período da manhã, 11 pessoas foram presas no Amazonas e nos outros Estados, porém a operação seguiu pela parte tarde, cumprindo outros mandados de prisão e busca e apreensão.
De acordo com o delegado Thiago Dantas, do Estado do Paraná, as investigações iniciaram em 2023.

(Foto Divulgação)
Ainda segundo o delegado, as investigações apontaram que as vítimas eram atraídas pelas redes sociais.

(Foto Divulgação)
Durante as investigações, foi possível identificar que a parte financeira do grupo funcionava no Amazonas e cerca de 200 Boletins de Ocorrência – BOs, relacionados às fraudes, foram registrados no Estado. Todos os suspeitos vão responder por estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar