A testagem de detecção para Covid-19 alcançou a marca de mais de 11 mil exames realizados, em profissionais de educação em Manaus, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho (Sambódromo), na zona centro-oeste da capital. Após atingir essa marca, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que coordena a ação, informa que a capacidade de realização de testes será reduzida, a partir de segunda-feira (26/10), atendendo demandas solicitadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
A ação de testagem conta com a participação da Secretaria de Educação e Desporto, do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e de instituições de ensino superior da rede particular de ensino. Na manhã dessa sexta-feira (23/10), a FVS-AM realizou a entrega de certificados de menção honrosa para voluntários nas testagens.
A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, agradece a todos os voluntários que fazem parte da operação montada para testagens. “A aplicação de testes em grande escala só poderia ser realizada com a parceria de instituições, como a que tivemos. Por isso, agradecemos a participação de cada um dos voluntários”, afirmou.
Foram 11.930 exames realizados, em profissionais de educação, do último dia 18 de outubro, quando iniciaram as testagens para esse público, até esta quinta-feira (22/10). Dos testes realizados, 3.995 apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus (SARS-CoV-2), representando 33,49% do total.
Desses positivos, 702 (17,57%) apresentaram IgM que indica infecção recente, e 3.293 (82,42%) apresentaram IgG que indica anticorpo de fase tardia da doença, período no qual não ocorre mais transmissão do vírus.
Fonte: FVS-AM
Foto: Girlene Medeiros/FVS-AM