Procissão e Missa marcam o encerramento da Festa da Padroeira do Amazonas

“Nós queremos pedir à nossa mãe que converta o coração dos incendiadores das florestas. Nós queremos pedir a nossa mãe que converta esses depredadores dos nossos rios. Nós queremos pedir a nossa mãe que nos trouxe o filho de Deus, que converta estes homens e essas mulheres que destroem a nossa Amazônia”.

– Cardeal Steiner

Centenas de fiéis participaram da procissão e missa campal em honra a Padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Conceição, nesta sexta-feira, 08 de dezembro. A programação foi realizada pela Catedral Metropolitana e Arquidiocese de Manaus.  “Fazei tudo o que ele vos disser”, foi o tema que norteou os festejos da Imaculada 2023.

A programação iniciou às 16h30 com transmissão ao vivo pela Rádio Rio Mar 103.5 FM, Rádio Castanho FM 103,5 FM, redes sociais e contou com a animação do Padre Alcimar Araújo, Vice-Presidente da Cáritas Manaus e Francilma Grana, Diretora da Fundação Rio Mar.  Durante a procissão, as crianças do Círio da Imaculada Cunhatã-Curumim carregaram o andor menor, especialmente preparado para eles. Em seguida veio a imagem da Imaculada na Berlinda, levada pelos homens da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Terço dos Homens.

Entre cantos e preces, Nossa Senhora da Conceição foi homenageada muitas vezes durante o percurso. Alunos do Colégio Dom Pedro II, Colégio Adalberto Valle, Colégio Santa Dorotéia e Faculdade Católica do Amazonas, cantaram e louvaram a Maria. O cardeal Steiner num gesto comum e que acontece sempre nas procissões da padroeira, rezou pelos doentes do Hospital Beneficente Portuguesa, por todas as pessoas que estão doentes e pelos profissionais da saúde.

Enquanto a procissão seguia na Rua 10 de julho, foi realizada uma ação integrada entre a Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas e a Paróquia São Sebastião. Para celebrar os 800 anos da criação do presépio, o Cardeal Leonardo Steiner foi convidado a abençoar e acender as luzes do presépio localizado no Largo de São Sebastião.

Após o momento todos seguiram em caminhada. Na lateral do Teatro, vários grupos, movimentos da juventude erguiam faixas e bandeiras para mostrar sua presença de fé e devoção. No cruzamento da Avenida Eduardo Ribeiro e Avenida 7 de setembro estava o grande altar. No início da celebração, Dom Leonardo ofereceu uma rosa amarela a Nossa Senhora.

Em sua homilia, o cardeal destacou a figura fiel e humilde de Maria, que escolhida entre todas as mulheres de sua época, gerou aquele a quem nos deu a salvação, Jesus Cristo.

O cardeal também clamou a intercessão materna de Maria, por situações desafiadoras vividas pelo povo amazonense; com as queimadas, depredação da floresta e o descuido dos rios da Amazônia.

Um marco importante da celebração foi a abertura do Sínodo para a Juventude.  Ao som da canção Nova Geração do Padre Zezinho, as expressões juvenis se uniram numa só procissão com suas bandeiras e adentraram ao espaço celebrativo. A juventude deverá dizer a igreja de Manaus como pretendem caminhar e como desejam viver o evangelho de Jesus de um jeito jovem.

Ao final da celebração, Dom Leonardo agradeceu a todos os colaboradores pela realização da festa, a presença dos devotos e cantou a imaculada junto dos fiéis.

Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar

Imagens: Érico Pena